• GeneaMundo

Antepassados franceses


Recentemente trabalhamos em um caso de investigação de antepassados franceses de um de nossos clientes e gostaríamos de compartilhar dicas para o sucesso nessa pesquisa.


Os sites de pesquisa franceses são bem completos e disponibilizam uma gama de documentos digitalizados como registros de batismos, casamentos, óbitos, registros militares, mapas e documentos diversos.


As informações que tínhamos de nosso cliente não eram muitas, mas uma referência era que os antepassados vieram para a América aproximadamente entre 1870 e 1890, e se instalaram primeiramente na região do Rio da Prata, divisa entre Uruguai e Argentina. Tinham alguns nomes e informações de parentes que nasceram e viveram no sul do estado de Santa Fé, na Argentina, e depois migraram para Buenos Aires.


O primeiro passo foi investigar sobre essa imigração francesa no final do século XIX. Assim como espanhóis e italianos, muitos franceses se instalaram na Argentina nessas décadas e pudemos observar que, especificamente, uma região da França teve forte presença na localidade que nosso cliente informou sobre seus parentes. Então partimos para localizar o sobrenome francês nos sites dessa região, no nosso caso, Haute-Savoie (Alta Saboia), região dos alpes, fronteira com a Suíça.


Através do site:

http://archives.hautesavoie.fr/?id=rechercher (pesquisa nos arquivos departamentais do alto saboia)


Primeiro pesquisamos o sobrenome nos "registros militares" e, pelas respostas, verificamos quais "comunas" (cidades) tinham a presença desse sobrenome. Essa é uma dica importante, pois saber a cidade reduz o universo de pesquisa nos documentos de estado civil (chamados "État Civil"), que são os registros de nascimento, casamento e óbito.


O site oferece registros entre 1600 e 1919 e, no período que estávamos olhando, no final de cada ano, existem índices, o que facilita a análise diretamente pelo sobrenome. Caso apresentasse algum nome dos que o cliente nos informou como sendo de seus bisavôs ou trisavôs, anotávamos para pesquisar o detalhe no registro de nascimento ou casamento propriamente dito. Existem muitos nomes comuns franceses como François (Francisco) e Marie (Maria), portanto é importante checar a filiação completa e cruzar todas as informações.


Na foto acima, localizamos a referência da bisavó materna (Marie Veronique Muffat) e, pelos detalhes dos registros de nascimento, foi possível descobrir que ela tinha uma irmã gêmea (informação que nosso cliente não possuía).


A leitura desses documentos antigos pode não ser fácil, ainda mais em francês. Mas a facilidade de análise vem com o tempo e essa experiência é gratificante.


Finalmente localizamos a cidade e os registros de nascimento e casamento de alguns parentes, assim como foi possível também descobrir outros integrantes da família e aumentar consideravelmente a árvore genealógica do nosso cliente.


Tem algum antepassado francês?


Aproveite e investigue! Conhecer a história da imigração na América e bons sites de pesquisa de documentos podem propiciar uma viagem interessante e oferecer grandes descobertas!


Ficamos à disposição para auxiliar.


Equipe Geneamundo


18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo